Problematização:
A agressividade hoje
nas escolas vem se tornando uma questão muito séria, como podemos
ver nos noticiários da e nos jornais. Como nossos alunos estão
vivendo e reproduzindo dentro das escolas
aquilo que eles veem
nas ruas ou presenciam nas suas casas,e aqui na minha escola não
esta muito diferente, tenho sérios problemas de indisciplina e
agressividade. No afã de buscar soluções para dizimar tal problema
resolvi desenvolver um projeto de música na escola. Este servirá
como ferramenta para que possa pelo menos amenizar este problema.
Objetivo geral.
Promover na escola um
espaço onde o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana
seja estimulado através da linguagem musical.
Objetivos específicos.
-Formar cidadãos
capazes de contribuir ativamente com as mudanças sócio culturais
existente em nossa vida cotidiana;
- Estimular a pesquisa,
exploração, composição e interpretação de sons de diversas
naturezas e procedências;
- Conhecer usos e funções da música produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas;
- Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais da Brasil e do mundo;
- criar oportunidades de cultura e lazer para estudantes, diminuindo seu ocioso.
Justificativa.
Com o desenvolvimento
deste projeto pretendo levar para sala de aula músicas, visto que
estou atualmente como diretora em uma escola da zona urbana, mas em
uma determinada turma do ensino fundamental mais precisamente do 2º
ano de escolaridade, tenho percebido muita agressividade dos alunos
de modo geral.
E essa agressividade
ás vezes chega a ser física, quando estou observando o recreio
dessa turma percebo que alguns se interessam muito por musicas e
outros por danças. E essa agressividade é algo que me preocupa
muito visto que o meio familiar dessas crianças também é bastante
desestruturado. Mesmo tendo ciência que em nossa sociedade a
desestrutura familiar vem se tornado algo comum, penso que devo
fazer alguma coisa para sanar esse problemas existentes em minha
escola, pois este é para mim hoje o meu maior problema.
Metodologia.
Para iniciar o projeto
farei uma pesquisa na internet com sites gratuitos relacionados.
Pretendo deixar um dia
da semana, mesmo que seja no horário do intervalo, um momento para
que eles tragam para a escola as músicas que mais gostam de ouvir e
cantar.
Faremos também uma
visita agenda na Sociedade musical Camerata existente em minha cidade
e da qual alguns alunos da escola fazem parte.
Após a visita será
feito um convite para que a Camerata possa se apresentar em nossa
escola.
Temática.
Estes sites serão
disponibilizados e utilizados pelos alunos durante a aula de
Informática Educativa.
Bibliografia.
ARROYO, MARGARETE.
2002. Música, escola e construção de políticas locais de educação
musical: um estudo na cidade de Uberlândia, MG. In: Encontro Anual
da ABEM.Natal (RN): ABEM, 2002.p.466-473.
Nenhum comentário:
Postar um comentário